Serviços 2017-04-06T10:42:12+00:00

A AMBIFLORA, está preparada para satisfazer os vários pedidos de prestação de serviços  das  entidades  que  nos  procuram.  Este voto de confiança faz com que nos preocupemos com o constante melhoramento das técnicas e equipamento utilizados.

A realização das operações inerentes ao sector florestal necessita de recursos humanos qualificados com formação e experiência adequadas. A aposta na formação contínua, aliada à grande experiência profissional, resulta num elevado índice de produtividade e de “respeito” pelo local de trabalho, que são a imagem da AMBIFLORA.

//Temos os recursos humanos e materiais adequados à execução de  todo o tipo de trabalhos inerentes ao sector florestal, que são aqui descritos.

//APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

Serviço no qual é aplicado tratamento químico na vegetação a tratar. Prossupondo dois objetivos, nomeadamente a erradicação de espécies invasoras/infestantes e a eliminação de pragas

A Ambiflora conta já com bastante experiência neste campo, apresentando resultados de excelência. De referir, que somos entidade autorizada n.º 023 – AT, para a prestação de serviços de aplicação terrestre de produtos fitofarmacêuticos pela DGAV – Direção Geral Alimentação e Veterinária. Temos nos nossos quadros dois técnicos responsáveis e vários aplicadores certificados. Utilizamos somente produtos homologados que respeitam a saúde humana e o bem-estar da fauna.

//COMERCIALIZAÇÃO DE PLANTAS

Este serviço é um complemento à instalação/beneficiação de áreas florestais. Permite-nos prestar um serviço completo e eficaz. Dá-nos capacidade para apresentar uma melhor solução técnica e com maior garantia de qualidade dos produtos comercializados, o que se traduz numa mais-valia para o produtor florestal. Além das plantas Disponibilizamos ainda outros produtos tais como adubos adequados a cada espécie e estádio de desenvolvimento, protetores, tutores, paus tratados, materiais para vedação, entre outros.

//ELABORAÇÃO DE PROJECTOS

Os projetos de investimento florestal são elaborados por uma equipa multidisciplinar, com o intuito de implementar e adequar as melhores técnicas e opções de acordo com os objetivos de cada cliente. Estes podem ser enquadrados nas medidas disponíveis dos programas comunitários.

  • Elaboração de projetos de investimento florestal de acordo com as boas práticas florestais;

  • Cartografia digital;

  • Candidaturas a programas comunitários;

  • Levantamentos perimetrais com GPS;

  • Licenciamento de abate de sobreiros;

  • Projeto de compensação por abate de sobreiros;

  • Licenciamento de (re)arborizações (DL 96/2013 de 19 de Julho);

  • Acompanhamento da implementação de projetos;

  • Aconselhamento técnico.

//INFRAESTRUTURAS FLORESTAIS

Funcionam como estruturas físicas de apoio às áreas florestais. Permitem melhores acessibilidades e condições aos meios de combate e vigilância florestal, exploração florestal, aos gestores e trabalhadores das áreas florestais, bem como zonas de lazer para desfrutar da natureza.

Dentro das infraestruturas efetuadas pela Ambiflora podemos destacar a; Construção/beneficiação de rede viária florestal;

  • Construção/beneficiação de pontos de água;
  • Construção/beneficiação de aceiros e arrifes;
  • instalação de parques de merendas;
  • construção de vedações;
  • colocação de sinalética informativa/de sensibilização.

//CONTROLO DA VEGETAÇÃO

Tratamento da vegetação com o objetivo de diminuir a competição por água, luz e sais minerais, e/ou diminuição do risco de incêndio e/ou beneficiação de determinada espécie.

O controlo da vegetação pode ser realizado por meios mecânicos ou químicos.

A Ambiflora possui os meios mecânicos e motomanuais mais modernos e eficazes para executar este tipo de intervenção. Possuimos um vasto parque de máquinas e equipamentos, para este tipo de intervenção, nomeadamente;

  • Tratores de pneumáticos e rastos;
  • Motorroçadores;
  • Motosserras;
  • Corta-matos de correntes, martelos, facas;
  • Limpa bermas;
  • Estilhaçador…

Este tipo de operação é normalmente efetuado segundo três modos:

  • Total – quando o objetivo é limpar completamente um terreno, pretendendo a diminuição do risco de incêndio e/ou diminuição de competição com espécie florestal a promover;
  • Faixa – de largura variável. Para proteger o solo da erosão ou para proteção de espécie alvo;
  • Seletiva – em volta de planta/árvore a preservar, eliminando as espécies/exemplares sem interesse ou prejudiciais.

Nesta área, a Ambiflora possui uma vasta experiência no controlo da vegetação espontânea em:

  • Terrenos urbanos e florestais;
  • Beneficiação de povoamentos florestais e agrícolas;
  • Diminuição do risco de incêndio;
  • Promoção da biodiversidade.

//BENEFICIAÇÃO DE POVOAMENTOS

Consiste em realizar ações que permitam valorizar as árvores de interesse, nomeadamente;

  • Podas e desramas. Para se obter madeira de qualidade com poucos nós, valorizando a madeira produzida;
  • Desbastes. Quando a densidade é excessiva retira-se as árvores em excesso para que as melhores se possam desenvolver mais rapidamente;
  • Controlo da vegetação infestante. Para diminuir a competição por recursos, potenciando assim o crescimento das árvores;
  • Adubações, para suprimir as deficiências do solo e encurtar o período de corte;

Estes serviços devem ser acompanhados e avaliados por técnico, sob pena destas intervenções terem efeito inverso ao pretendido.

//PLANTAÇÕES

Garantimos povoamentos sãos, com plantas de excelente qualidade e ordenados desde a sua instalação.

Com a floresta ordenada terá menos custos de gestão e mais madeira na altura do corte.

Fazemos a análise do solo e efectuamos as corretas adubações e correcções antes da arborização.

//PREPARAÇÃO DO TERRENO

Remoção da vegetação espontânea e mobilização do solo, de modo a facilitar os trabalhos subsequentes de arborização, e sobretudo proporcionar boas condições de desenvolvimento às plantas.

A qualidade do solo determina a quantidade de madeira produzida. A AMBIFLORA prima por técnicas de preparação do terreno que potenciam e conservam a sua qualidade.

É de extrema importância que esta operação seja corretamente executada sob pena de comprometer a qualidade do solo por gerações, que terá efeito sobre a quantidade de madeira produzida.

//RECUPERAÇÃO DE MARGENS DE LINHAS DE ÁGUA

Consiste num conjunto de operações destinadas à limpeza do curso de água, da vegetação invasora, de árvores caídas, dos resíduos e das obstruções e assoreamentos que impedem o escoamento ou dificultam o acesso ao rio.

Ao nível da galeria ripícola, são efetuados um conjunto de trabalhos que consistem na seleção das espécies que apresentam valor ecológico, correção da densidade, podas de formação e sanitárias e quando necessário sementeira e plantação de espécies autóctones e ribeirinhas. Estes trabalhos são efetuados de um modo motomanual, evitando a movimentação de equipamentos pesados junto da margem e em época que menos prejudique a fauna presente no local.

//ARBORICULTURA

O serviço de Arboricultura consiste na poda ou abate de árvores em situação difícil. Quando o abate normal, não pode ser efetuado, por questões relacionadas com a envolvente (barreiras físicas tais como muros, construções, linhas de alta tensão ou outros), procedemos ao abate por desmontagem.

Trata-se de um serviço altamente especializado e técnico que se realiza em altura, com recurso a escalada, linha de vida e arnês. O Abate efetua-se por desmontagem, ramo a ramo, rolo a rolo, sem provocar danos.

Ramos que possam colocar perigo por ex. construções podem ser retirados através de cabo de slide, a instalar na árvore em ponto de ancoragem; nos casos onde não haja estruturas a proteger, os toros podem ser retirados em segurança por uma corda ancorada na própria árvore.

Quando a árvore ficar sem qualquer ramificação iniciasse o corte do tronco principal.

Neste serviço inclui a remoção e tratamento de todos os resíduos resultantes.